sábado, 20 de fevereiro de 2016

Arte, Cultura & História: Dadaísmo faz 100 anos

Pianista Hugo Ball, em performance no Cabaré Voltaire, Zurique, 1916.

Zurique. Fevereiro de 1916. Insurgindo-se contra a Primeira Guerra Mundial, eclode o Dadaísmo, um movimento de artistas (tidos como loucos) contra a loucura e absurdo da Primeira Guerra Mundial, que estava só na metade, e a carnificina que lá ocorria. Hugo Ball, Tristan Tzara, Marcel Janco, Marcel Duchamp, André Breton e Hans Arp são alguns dos nomes do movimento. Vale a pena ler o texto e ver o vídeo da Deutsche Welle aqui: Os 100 anos da celebração do absurdo.

Ícone das vanguardas europeias e um dos principais representantes do Dadaísmo, o pintor e escultor francês Marcel Duchamp foi criador dos chamados “ready-made”, manifestação artística que rompe com o status quo, lançando objetos do cotidiano para transformá-los em obra de arte. A proposta vinculava-se à atitude, não ao objeto em si. 
Sua obra mais conhecida, Roda de bicicleta, foi criada em 1913, quando o artista já morava em Nova York. Outra obra polêmica e sempre presente é Fonte, de 1917. É dele também a bastante divulgada Monalisa de bigodes, com a qual o artista  demonstrava, mais uma vez, que preteria a arte tradicional (1919).
Roda de bicicleta, de Marcel Duchamp. Imagem: www.educacaopublica.rj.gov.br   



Fonte, também de Duchamp. Foto: aartedaperformanceweebly.com
Referências: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário