segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Vida & Yoga: Yoga ao acordar



Não entendo quando alguém me diz que não tem tempo para uma prática diária de yoga. Desde criança, ouço a frase que "tempo é uma questão de preferência e prioridade". Então, se sua prioridade for bem-estar e saúde física, mental e emocional, sempre se pode arrumar um tempinho. A prática a seguir não tomará mais de 10-12 minutos e você se sentirá muito melhor durante o dia todo. E, veja bem, pode-se começar a praticar ainda na cama. Quer ver?
Ainda deitado, retire o travesseiro, estique os braços para trás e alongue-se, projete os calcanhares à frente, empurre o umbigo para baixo e contraia o períneo. Sinta o alongamento, o espaço criado entre as vértebras. Depois abrace os joelhos e massageie as costas, de um lado e de outro, sem tombar totalmente... movimentos suaves, lembre-se.
Ainda com os joelhos dobrados, pés levemente separados apoiados na cama, braços ao longo do corpo, contraia os glúteos e erga o quadril. Permaneça enquanto for confortável. Volte.
Com joelhos dobrados e pés apoiados na cama, braços soltos, tombe as pernas para um lado e depois para o outro, numa leve torção.  

Observe as sensações e, depois de um tempinho, sente-se na beirada da cama, pés no chão e alongue os braços para cima. Contraia o períneo para estabilizar a lombar. Devagar, vá descendo tronco e mãos até o chão, numa suave flexão. Solte a cabeça e relaxe.
Aos poucos, volte desenrolando a coluna e fique em pé. Com os pés levemente separados, erga os braços para o alto. Fique alguns segundos; depois tombe para um lado, permaneça e depois para o outro. 
Respire algumas vezes, com as mãos unidas na frente do peito, no gesto de saudação. Silencie a mente, sintonize seu coração, agradeça pela Vida, pela noite, pelo despertar, pelo corpo, pela prática e prepare-se para viver um dia com energia e equilíbrio. Namastê.

Referências e Imagens:
www.purissima.com.br
www.blogscapes.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário