terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Reflexão | Unidade versus diferença



  
Imagem: auroraseocasos.blogspot.com.br
Unidade na diversidade é o plano do universo. Se é verdade que Deus é o centro de todas as religiões, e que cada um de nós está se movendo em sua direção ao longo de um desses raios, então é certo que todos nós atingiremos esse centro, onde os raios se encontram e todas as diferenças deixarão de existir. 

- Swami Vivekananda (1863-1902). 
Fundador da Ordem Ramakrishna, na Índia, Vivekananda foi um grande iogue, filósofo e místico indiano que trouxe, pela primeira vez para o Ocidente (em 1863), a filosofia da Vedanta e a ciência do Yoga. Alguns comentários sobre sua obra:  

- Se alguém quiser conhecer a Índia, deve estudar Vivekananda. Suas palavras marcaram o despertar do homem, com todas as suas possibilidades.
Rabindranath Tagore, Prêmio Nobel de Literatura

- Swami Vivekananda é uma honra para a humanidade.
William James, autor de The Principles of Psychology

Só posso dizer que Vivekananda influenciou profundamente a minha vida.
Henry Miller, autor de Trópico de Câncer e Trópico de Capricórnio

Ler Vivekananda é mais do que simplesmente um prazer. É a expansão da alma.
Leon Tolstoi, autor de Guerra e Paz

Depois de dedicar meu tempo e toda a minha atenção à leitura de Swami Vivekananda, o amor que eu tinha pelo meu país tornou-se mil vezes maior.
Mahatma Gandhi

Referências:

Nenhum comentário:

Postar um comentário