domingo, 7 de fevereiro de 2016

Paisagem Construída | Ponte ou belvedere?


 
 
Ponte Laguna de Garzón. Imagens: Rafael Vinoly Architects em Bored Panda.
  Rafael Viñoly Beceiro (1944) é um arquiteto uruguaio, natural de Montevidéu, que cresceu e estudou na Argentina e vive em Nova York desde 1978, tendo sido um dos finalistas do concurso para o projeto do novo World Trade Center. Tem obras no mundo todo, algumas bem modernas, leves e elegantes, como o aeroporto de Carrasco, em Montevidéu.. 
Aeroporto de Carrasco, Montevidéu. Foto: Anita Di Marco
Aeroporto de Carrasco, Montevidéu. Imagem:www.uruguai.org
 E outras bem polêmicas e pesadas como o edifício apelidado de Walkie-Talkie, no número 20 da Fenchurch Street, centro financeiro de Londres. As críticas salientam a forma incomum e pesada do edifício, o fato de ter alterado a rota dos ventos da cidade e ainda, segundo alguns, o fato de que seu reflexo pode derreter os carros... Como se não bastasse, foi eleito o pior edifício da Inglaterra de 2015 [Carbuncle Cup for the worst British building ].

Walkie talkie em primeiro plano, na época, da foto, ainda em construção. Foto:Design boom
 Particularmente, gosto muito do aeroporto de Carrasco, em Montevidéu, de suas linhas simples e modernas, curvas suaves, sua transparência e a intensa luz que preenche seus espaços, mas considero pesadíssimo e fora de lugar o tal edifício de Londres. Até o The Shard, projeto de Renzo Piano, edifício mais alto da cidade e que até hoje gera controvérsias com os órgãos de preservação, não é tão agressivo na paisagem. 

Mas, voltando ao arquiteto Viñoly, as fotos no alto da página são de uma das suas obras mais recentes: uma ponte bastante singular, como gigantesca rotatória, na costa sudeste do Uruguai. Inaugurada no final de 2015, a imensa ponte circular atravessa a laguna de Garzón entre as cidades de Rocha e Maldonado. A ponte-rotatória substituiu a antiga travessia por balsa e permite que a ponte se transforme em um belvedere, situação  que pede a diminuição da velocidade dos carros para que motoristas e pedestres possam  apreciar a bela vista. Será que funciona? A ver...

Nenhum comentário:

Postar um comentário