sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Arte & Cultura: Espaços e exposições


Exposições e os espaços que as recebem estão intrinsecamente ligados. O resultado desse diálogo se revela em mostras únicas, diferentes, mais ou menos ousadas, mais ou menos surpreendentes, a depender da expografia escolhida e possível. Expografia, aliás, está diretamente relacionada à ambientação, ao que se propõe no espaço que recebe a mostra, às fontes (tipo e tamanho) a serem empregados nos textos, à cor das paredes, ao tipo, cor e dimensões dos suportes para os textos ou objetos, à iluminação, à cenografia geral, enfim... Tudo aquilo que concretiza o pensamento dos curadores.
Evidentemente, o orçamento disponível influi, e muito, em tudo isso. Mas, a nosso ver, o espaço é o grande receptáculo da materialidade dessa ideia e com criatividade, boa vontade e empenho são possíveis resultados de qualidade, ainda que sem o orçamento necessário para megaexposições.  
Foi o caso da exposição Oneyda Alvarenga & EU: seu tempo, sua busca, sua obra, mostra inaugural do Projeto |Nômades – Circuito de Exposições Ela, Ele & EU, desenvolvido por Vanessa CTREis, artista visual e fotógrafa e Anita Di Marco, arquiteta e tradutora. Montada inicialmente na Unifal – Universidade Federal de Alfenas, campus Varginha, em amplo espaço aberto em frente à biblioteca da universidade, embora com os mesmos suportes, a exposição teve um tipo de resultado final. 
Desde o final de agosto, na UNIFENAS, Unidade Imaculada, em Varginha, a mostra parece ter adquirido nova roupagem em função do local– saguão de entrada do edifício, pontuado pela forma circular do espaço, pela iluminação zenital difusa e pelo verde das plantas. Seguem algumas fotos dos dois locais.  
Unifenas, Varginha- Unidade Imaculada

Fotos: Anita Di Marco


 
 
Fotos: Vanessa CTREis

Unifal - Varginha 
  

       
 
Fotos: Anita Di Marco 

4 comentários:

  1. Parabéns pela exposição e pelo belo espaço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Ademar pelo comentário e pelos elogios. Volte sempre...
      Mas da próxima vez, coloque seu sobrenome para eu saber de qual Ademar se trata, está bem?
      abraços
      Anita

      Excluir
  2. Parabéns pela exposição mama ! Queria ter visto ao vivo o resultado final ...

    ResponderExcluir
  3. Quem sabe você ainda vê. Há planos de levar a exposição para Alfenas. Vamos torcer...
    bjs e volte sempre. Você é super bem-vindo!!
    Anita

    ResponderExcluir