sexta-feira, 1 de dezembro de 2023

Ecos Humanos | Gente-Estrela


Acho que todos já ouviram, alguma vez, a expressão gente-estrela ou gente-cometa. “É uma estrela e não um cometa”, ou vice-versa. A analogia é inequívoca. Cometas são fugazes, estrelas permanecem... e embora habitem o mesmo céu, é preciso diferenciar os dois astros. Cometas passam, criam certo alvoroço antes de chegar, deixam um surpreendente e fugaz rastro luminoso, mas logo desaparecem. Colegas e conhecidos são cometas... Quantos você conhece de passagem, por um tempo, mas que somem assim como chegaram, sem deixar marcas, sem se prender, sem acolher, sem iluminar sua vida e seu coração?  

Estrelas brilham e estão sempre no céu, mesmo quando em menor número, mesmo quando a noite está escura e o tempo, nublado. Simbolizam esperança, fé no futuro, orientação; mostram o rumo aos navegadores e o destino aos astrólogos. Carregam outra noção de tempo e espaço, ligando o individual ao transcendental, o indivíduo ao Todo. Muitos povos originários acreditam que é nas estrelas que entidades espirituais mais avançadas mantêm contato com almas humanas para passar-lhes seus ensinamentos. Tradições orais antigas também explicam, lindamente, o surgimento das estrelas: ao perceber o Universo muito escuro, o Espírito Universal quebrou um cristal em mil pedacinhos que começaram a brilhar e iluminar o céu noturno!  

Amigos e família são gente-estrela, pessoas que acolhem com seu abraço, confortam com seu olhar e iluminam o ambiente com seu sorriso. Apesar de desavenças eventuais, são estrelas que sempre estarão presentes, fisicamente ou não, na nossa vida dando-nos calor, energia, força, apoio. Amigos e família aquecem nosso céu particular. Ademais, diferentemente do que ocorre no espaço, ao longo da vida, alguns cometas podem transformar-se em estrelas... Por isso, com certeza, no nosso céu existem mais estrelas do que cometas... 

E você, é estrela ou cometa no céu dos outros? Pense nisso!

Referências

https://www.recantodasletras.com.br/redacoes/3516036

17 comentários:

  1. Você é gente estrela,amiga. Com certeza.

    ResponderExcluir
  2. Sempre que leio seus textos aprendo um pouco! Me pondo a refletir terminei rezando:" Senhor que eu seja mais estrela que cometa nesta minha existência humana!"

    ResponderExcluir
  3. Sim, Anita, não importa se estrelas ou cometas, todos têm o seu brilho e impactam nossas vidas. Seus textos são sempre inspiradores. Zé Marcelino.

    ResponderExcluir
  4. Que telescópio lindo você é, Anita! Parabéns pelo texto... Suave e imenso na sua abrangência. CY

    ResponderExcluir
  5. Belo texto/filosofico/poetico

    ResponderExcluir
  6. Que lindo, você é muito especial Anita, uma estrela, obrigado.

    ResponderExcluir
  7. Que lindo texto, querida Anita!
    Vou compartilhar! Abraços

    ResponderExcluir
  8. Maravilhoso texto! Estou aqui com meus botões a reflexionar sobre o que sou: se estrela ou cometa. Obrigada, Anita, por nos presentear com essas pérolas!

    ResponderExcluir
  9. Que bela reflexão, Anita, vou compartilhar, penso, que já fui cometa, também estrela. Abraços saudades!

    ResponderExcluir
  10. Minha querida, seus textos sempre nos levam a uma reflexão profunda. Quem somos, o que queremos ser. Para mim você é uma estrela, que vive para despertar em nós ,sentimos , alegrias, recordações, saudades.
    Um abraço. Marlene

    ResponderExcluir
  11. Que lindas palavras! tento ser estrela, mas sei que não dá pra ser estrela pra todos. Espero que as pessoas para quem fui/sou cometa pensem em mim com carinho, uma estrela-cadente que as fez tomar consciência de um desejo.
    Você tem se mostrado estrela para mim, mesmo estando mais sumidinha neste fim de ano rs.
    beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida, me perdoe pelo sumiço.... Mas estou sempre por aqui, tenha certeza. Bjs

      Excluir
  12. Com certeza Anita , vc é um cometa que semanalmente nos aquece, nos ilumina , nos alegra e que durante a semana fica presente como uma estrela . Obrigada Isare

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isare, nós duas já conhecemos sóis de primeira grandeza, né? Estamos longe disso, mas estamos caminhando, obrigada, amiga querida! Bjs

      Excluir