sexta-feira, 17 de abril de 2015

Paisagem, Arte & Cultura: Arquitetura brasileira no MoMA

   Arquitetura brasileira e latino-americana novamente em destaque no Museu de Arte Moderna - MoMA de Nova Iorque.  Sessenta anos depois da histórica Latin American Architecture since 1945, um levantamento da arquitetura moderna produzida na região naquele período [e com bastante atraso tendo em vista a qualidade e quantidade de nossa arquitetura], o MoMa repete o tema com a exposição Latin-America in Construction 1955-1980,  em cartaz até 19 de julho, cobrindo o período de 1955 até o início dos anos 1980.
Arquiteto e professor da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS e um dos organizadores da mostra, Carlos Eduardo Dias Comas fala do interesse renovado por nossa arquitetura, a partir dos anos 1990, depois do período de “esquecimento” pós-Brasília e elogia a qualidade documental da mostra atual, com variados originais da época – desenhos de arquitetos, fotos, projetos, cartas, filmes e documentários. Acompanham a exposição um catálogo e uma antologia dos textos originais, edição conjunta de Barry Bergdoll, Carlos Eduardo Dias Comas, Jorge Francisco Liernur e Patricio del Real. 
Na inauguração, inúmeros colegas, dentre eles, Carlos Eduardo Dias Comas, Lizete Rubano, arquiteta e professora da Universidade Presbiteriana Mackenzie e o arquiteto Hector Vigliecca que apresentou o projeto Bulevar Artigas. 

Foto: Capa do livro, da página do  MoMA
   
 
Vídeo com entrevista de Comas sobre a exposição.   

Em tempo, o arquiteto Hector Vigliecca lançará, no próximo dia 23, o livro O Terceiro Território - Habitação Coletiva e a Cidade, no Museu da Casa Brasileira, em São Paulo. Estaremos lá. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário