Arquitetura
brasileira e latino-americana novamente em destaque no Museu de Arte Moderna - MoMA de Nova
Iorque. Sessenta anos depois da histórica Latin American Architecture since 1945, um levantamento da arquitetura moderna produzida na região naquele período [e
com bastante atraso tendo em vista a qualidade e quantidade de nossa
arquitetura], o MoMa repete o tema com a exposição Latin-America in Construction 1955-1980, em cartaz até 19 de julho, cobrindo o período de 1955 até o
início dos anos 1980.
Arquiteto e professor
da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul –
UFRGS e um dos organizadores da mostra, Carlos Eduardo Dias Comas fala do interesse
renovado por nossa arquitetura, a partir dos anos 1990, depois do período de “esquecimento” pós-Brasília e elogia a qualidade documental da mostra
atual, com variados originais da época – desenhos de arquitetos, fotos,
projetos, cartas, filmes e documentários. Acompanham a exposição um catálogo e uma
antologia dos textos originais, edição conjunta de Barry Bergdoll, Carlos Eduardo Dias
Comas, Jorge Francisco Liernur e Patricio del Real.
Na inauguração, inúmeros colegas, dentre eles, Carlos Eduardo Dias Comas, Lizete Rubano, arquiteta e professora da Universidade Presbiteriana Mackenzie e o arquiteto Hector Vigliecca que apresentou o projeto Bulevar Artigas.
Na inauguração, inúmeros colegas, dentre eles, Carlos Eduardo Dias Comas, Lizete Rubano, arquiteta e professora da Universidade Presbiteriana Mackenzie e o arquiteto Hector Vigliecca que apresentou o projeto Bulevar Artigas.
Foto: Capa do livro, da página do MoMA
Vídeo com entrevista de Comas sobre a exposição.
Em tempo, o arquiteto Hector Vigliecca lançará, no próximo dia 23, o livro O Terceiro Território - Habitação Coletiva e a Cidade, no Museu da Casa Brasileira, em São Paulo. Estaremos lá.
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