sábado, 18 de abril de 2015

Vida & Yoga: Por que praticar Yoga?

Talvez você tenha se interessado pela prática do yoga, porque ouviu dizer que faz bem ao corpo, à mente, relaxa, alivia as tensões e o estresse. Tudo bem, o motivo não importa. O importante é perceber que yoga vai além, muito além de tudo isso. Yoga tem como sustentação um sistema filosófico coeso e abrangente. Yoga é um sistema transformador, porque trabalha todas as dimensões do ser humano, a partir de um um trabalho sobre si mesmo, através de um treinamento de atitudes e um código de ética, que deve vir sempre antes da técnica. Isso é o que distingue esse sistema de uma aula comum de ginástica. 
 
A prática requer autodisciplina, persistência, compromisso consigo mesmo e respeito aos limites. Yoga não tem a ver com competição e excessos; não tem a ver com acrobacia e arrogância. Yoga tem a ver com tranquilidade em vez de agitação; com concessão e respeito em vez de violência; com conforto em vez de dor; com concentração em vez de dispersão; com humildade em vez de soberba; com estado de presença em vez de alienação. 
Ao trabalhar tudo isso, você estará entrando no campo do yoga.

 
         Cartaz do I Encontro de Yoga na USP. Foto: Anita Di Marco

2 comentários:

  1. Tantos benefícios que as pessoas não sabem. Precisava ser mais divulgado. Quem sabe abrir um perfil no face sobre este trabalho que vocês fazem em Varginha. Que tal? Bjs
    Ione

    ResponderExcluir