quinta-feira, 23 de abril de 2015

Paisagem Construída: Sonho realizado...em Chicago

 Congressos, seminários, simpósios, encontros são sempre ocasiões especiais para profissionais e pesquisadores de qualquer área.  Além dos debates e discussões com colegas do mundo todo; além de ratificar, questionar ou ampliar o conhecimento em suas respectivas áreas; além da ampliação da rede de relacionamentos, de visitar novas cidades e vivenciar novas culturas, essas viagens podem significar a transformação de sonhos em realidade. 
Assim aconteceu comigo, algumas vezes.  
Assim aconteceu agora, mais uma vez, com a amiga Ruth Verde Zein, participante da Conferência da Sociedade dos Historiadores de Arquitetura, em Chicago, no último final de semana. Ruth foi uma das 183 selecionadas dentre as quase 800 inscrições de trabalhos provenientes de 52 países. Dirigiu a mesa Brutalismo nas Américas: Conexões Norte-Sul, com o arquiteto gaúcho Carlos Eduardo Dias Comas.  O encontro visava celebrar o 68º aniversário da Sociedade e seu objetivo de estimular a compreensão e apreciação da história da arquitetura e sua inserção na vida contemporânea, tanto para pesquisadores da arquitetura, como para nós, meros cidadãos e habitantes urbanos, vivendo cotidianamente a arquitetura e as cidades. 
Chicago, por sua vez, é um local especial para estudantes de arquitetura do mundo todo. Especial para arquitetos. Especialíssima para pesquisadores, pela longa lista de nomes de arquitetos de vanguarda que construíram obras que são verdadeiros ícones da arquitetura moderna. Nada se compara à sensação e ao prazer de estar frente a frente, de entrar, de sentir e vivenciar essas obras especiais. Sonho realizado. Privilégio merecido e conquistado... 
 
Casa Farnsworth, 1951. Arquiteto Ludwig Mies van der Rohe. Uma das mais conhecidas no mundo arquitetônico, a residência Farnsworth, na cidade de Plano, Illinois, a mais ou menos 90 km de Chicago. Foto:Ruth V.Zein, março 2015. 



Vista de Chicago, com as torres de apartamentos na Lake Shore Drive, 1951, do mesmo arquiteto, junto ao lago de Chicago.  Foto: Ruth V.Zein, 2015.  

RVZein e o arquiteto, historiador e crítico de arquitetura Kenneth Frampton, professor da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Columbia, depois de visitarem a exposição Latina America in Construction, no MoMA-NY

Nenhum comentário:

Postar um comentário