quinta-feira, 30 de abril de 2015

Arte & Cultura: 3º SOAL-Salão de Outono da ALatina

 O mundo da arte parece distante, mas quando alguém próximo é selecionado para um reconhecido salão, a distância parece diminuir. O universo da arte está logo ali e aqui... A amiga, artista visual e fotógrafa Vanessa Caldeira Teixeira Reis, de Varginha, foi selecionada para expor no 3° Salão de Outono da América Latina-SOAL 2015. Das 416 inscrições válidas, foram selecionadas 252 obras de 174 artistas de 29 diferentes países, sendo 107 do Brasil, quatro de Minas Gerais e apenas uma de Varginha, a de Vanessa CTReis. Odisseia de Dante é a obra selecionada e o segundo quadro de uma série de três intitulados A Divina Comédia, série inspirada nos livros Inferno, Purgatório e Paraíso de Dante Alighieri.
Este salão é herdeiro da famosa exposição de arte nascida em Paris, em 1903, no subsolo do Petit Palais, que marcou a arte mundial e o século 20, cujo objetivo era dar voz e vez aos novos artistas, trazendo a vanguarda da arte moderna e contemporânea: Fauvismo, Cubismo, Surrealismo, Dadaísmo, Escola de Paris, Abstração, Arte Cinética, etc... Na época jovens, grandes artistas conhecidos já passaram por ele.  
  
Odisseia de Dante
Vanessa CTReis, 2014   
Digital: Fotografia, pintura e colagem impresso sobre canvas.
Dimensão: 100x100cm.

O 3° SOAL acontece de 8 a 31 de maio 2015, das 9h00 às 18h00, de terça a domingo, na Galeria Marta Traba, Memorial da América Latina. Vale a visita. 
Além disso, a artista está entre 39 artistas brasileiros do Rio, São Paulo, Santa Catarina, Minas e Brasília que participam da exposição Movimento Criativo da Arte Contemporânea Brasileira, em Helsinque, Finlândia, e depois Nova Iorque. Mostrando a diversidade estilística da nossa arte, os trabalhos reúnem várias linguagens como, pintura, fotografia, objeto e instalação. Vanessa CTReis foi selecionada com quatro obras da Série Policromia: Terra de Aimoré; Terra de Caeté; Terra de Goitacá; e  Terra de Guajajara.  Cada obra teve como fio condutor uma tribo indígena, um pouco da nossa história, do ponto de vista visual e contemporâneo da artista. 
 

Obra: Terra de Aimoré
Vanessa CTReis, 2015
Digital: Fotografia, pintura e colagem impresso sobre Canvas. 
Dimensão: 60x60cm. 

Referências: 

4 comentários:

  1. PARABÉNS, Vanessa! Espetáculo! Beijos Anita!
    Ione

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelas palavras, Anita. Nessa caminhada na arte sabemos o quanto o desejo nos conduz. É dura, mas gratificante quando algo assim acontece. Beijo grande.

    ResponderExcluir
  3. É gratificante e absolutamente merecido. Um beijo, meu bem. que venham muitas outras exposições.
    Anita

    ResponderExcluir
  4. É gratificante e absolutamente merecido. Um beijo, meu bem. que venham muitas outras exposições.
    Anita

    ResponderExcluir