quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Memória & Vida: Aventuras de Adelinha 2 - E dá-lhe rabo de galo..

A autora e personagem central dessas aventuras é Adélia Portes, mineira de Uberlândia, que morou em Araguari até os dez anos e depois se mudou para São Paulo. A menina que cresceu e se tornou esposa, mãe, artista plástica, avó e bisavó, hoje, curte a família, as plantas e o canto coral. Ah... e adora escrever, vez ou outra, seus contos e crônicas. O conto de hoje:  

E dá-lhe rabo de galo.
Irmã caçula de 16 irmãos, Adelinha  vivia feliz com os irmãos mais velhos e o pai, nas franjas da zona urbana de Araguari, no triângulo mineiro. Com o irmão Aírton e  uma ou outra colega de escola, a menina corria daqui e dali e, vez por outra, praticava outra de suas travessuras.
Certo dia, a garota e uma das coleguinhas descobriram que o pai da amiga era apreciador contumaz de certa bebida chamada de “rabo de galo”; toda noite ele colocava a bebida no copo e ficava admirando-a antes de ingerir o gole e dizia: - isso sim, é que é bom!
E aí, a curiosidade matou o gato! 
Um belo dia, as garotas resolveram experimentar o que seria aquele tal néctar dos deuses. Planejaram tudo direitinho: compraram uma garrafa de aguardente, uma garrafa de vermute e esconderam as bebidas embaixo de uma árvore imensa, no quintal da casa da irmã com quem estava...
E, finalmente, resolveram fazer a tal degustação. Gole vai, gole vem, acabaram bebendo toda a mistura – as duas garrafas!!! 
Adelinha jura que só se lembra do primeiro gole. E então, de acordar em uma cama de hospital com o médico dizendo:
– Que farra perigosa, hein? Depois de quase entrar em coma alcoólica, essa garota está fora de perigo! Justo ela, que parecia tão quietinha... Olha o mau exemplo, dona Adelinha!!!
Tsc, tsc, tsc... aventuras de Adelinha...
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário