terça-feira, 22 de setembro de 2015

Paisagem Construída: Arquitetura vernácula, modernidade e coração

Imagens: Wikipedia
"Arquitetura tem a ver com gente." Francis Kéré.

Dividindo seu tempo entre Berlim e a África e vencedor de diversos prêmios internacionais, o arquiteto e professor Diébédo Francis Kéré desenvolve muitos de seus projetos em Burkina Faso, na África Ocidental, onde incorpora mão de obra, materiais (principalmente argila e madeira) e técnicas locais, em uma forma moderna, em seus projetos. Kéré nasceu e cresceu em um vilarejo de Burkina Faso, estudou primeiro em seu país e depois na Technische Universität e retornou à terra natal para devolver ao seu povo, o que havia aprendido. Com seus projetos, ele redefine e redesenha o ambiente, ensinando e construindo projetos sustentáveis integrados com o ambiente e apropriados pela população.
Além disso, um de seus últimos projetos, na área de conservação e restauro  foi a proposta de proteção do sítio arqueológico das Termas Reais, em Meroe, no Sudão, também utilizando pedras, terra, vidro e passarelas. Bom projeto, materiais locais vernaculares e modernidade. Respeito e conhecimento.
Três vídeos para você se emocionar:
1- Como construir com argila e uma comunidade. (filmado em set. 2013) 
Referências:
MacLeod, Finn. "Diébédo Francis Kéré e a energia da arquitetura em Burkina Faso" [Diébédo Francis Kéré and Architectural Energy in Burkina Faso] 28 Jun 2015.  ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo). Acessado 20 Jul 2015. 
http://www.archdaily.com.br/br/769182/diebedo-francis-kere-e-a-energia-da-arquitetura- em-burkina-faso 

Nenhum comentário:

Postar um comentário