quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Reflexão: Transformação


 Se minha prática religiosa, minhas preces e minha meditação não conseguem mudar meu modo de ser, de olhar e de agir com o outro, de nada adiantam.
– Swami Kuvalayananda (1883-1966)    

E ainda Yogananda, Sri Yukteswar, Martin Luther King, Gandhi, Mandela, Hermógenes, Madre Tereza e tantos outros diziam a mesma coisa, ainda que com palavras diferentes. 
Se na vida cotidiana você é incapaz de olhar o outro como olharia para si mesmo, 
Se não consegue sentir a dor do outro, 
Se não há coerência entre discurso e ação, 
Se você se esconde por trás de uma máscara adaptável às situações e vê apenas seu interesse próprio...
Se você não é inteiro e se não aplica os ensinamentos na sua relação com os outros, em todas as situações da vida diária...
Então, de nada adianta ir à aula de yoga, à igreja, ao templo, à excursão espiritual, ao monastério ou ao seu lugar de culto, seja ele qual for... porque sem prática, a teoria é só teoria; sua ação é vã e seu agir tem outro nome: autoengano consentido.   

  

4 comentários:

  1. Para refletir mesmo! Ótimo texto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, mas não se esqueça de deixar seu nome no final da mensagem... Obrigada, abraços
      Anita

      Excluir
  2. Estou de acordo com cada palavra. O que nós mais vemos são pessoas que praticam o oposto do que dizem. Muita gente que reza, mas na hora de dar um pão a quem tem fome, fecha a porta na cara. Teoria sem prática não vale nada para melhorar a humanidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, falta de coerência entre ação e discurso é o que mais vemos no mundo. Muito triste, né? Volte sempre, meu bem! beijos
      Anita

      Excluir