terça-feira, 1 de setembro de 2015

Vida, Yoga & Espiritualidade: Preconceitos para todos os gostos

Preconceitos existem aos montes e para todos os gostos. Vemos isso todos os dias, nas mais variadas situações e lugares. Evidentemente, podemos negar, justificar, disfarçar, fingir que não é conosco, virar a cabeça, tossir etc. Mas no fim do dia, é nítido e patente que os preconceitos abundam na nossa sociedade, nas mais diversas áreas e grupos sociais, no ambiente de trabalho, na escola, na comunidade familiar, no bairro, na igreja, no trabalho, no hospital, nas ruas, na estrutura urbana e, principalmente, em nossos corações e mentes.  
A TV Mundo Maior fez uma ótima reportagem (talvez longa para os padrões das redes sociais, uma hora (!?!) alertando para a existência dos preconceitos e como eles afetam e excluem os chamados ‘diferentes de nós’. Psicólogos, advogados, jornalistas, ativistas e palestrantes espíritas falam dos preconceitos e seus efeitos nocivos na sociedade e na evolução do nosso mundo e do homem.
Todos deveriam assistir. Embora não sendo privilégio de nenhuma religião, preconceitos afetam, igualmente, os princípios basilares de qualquer religião. Imperdível e excelente ocasião para repensarmos nossos pensamentos, discursos e atitudes.  
Mundo Maior Repórter “Marcas do Preconceito”- 1:02.Publicado em 13 jun 2015 -  https://www.youtube.com/watch?v=00BVmF4YTIk 

2 comentários:

  1. É interessante como a maioria das pessoas insiste em negar que tenha algum preconceito. Mesmo porque ele às vezes é até inconsciente e a pessoa nem se apercebe do mesmo. Muito boa a reportagem.
    Ione

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, porque as pessoas acabam aprendendo aquilo que veem no dia a dia. Daí a importância do exemplo e também por isso acho tão importante o trabalho de autoconhecimento e de se perguntar sempre: Eu gostaria que alguém fizesse isso comigo ou para mim? É a regra de ouro, colocar-se sempre no lugar do outro...beijos, meu bem. Obrigada por ser leitora tão assídua...
      Anita

      Excluir