quinta-feira, 26 de março de 2015

Arte & Cultura: Inezita Barroso

Há alguns dias, no início de março, a música brasileira perdeu Inezita Barroso (1925-2015), aos 99 anos, nome artístico de Ignez Magdalena Aranha de Lima, formada em Biblioteconomia e também cantora, atriz, folclorista, professora, apresentadora e um verdadeiro arquivo ambulante sobre a música de raiz. Foi uma das primeiras, se não a primeira intérprete de Ronda, de Paulo Vanzolini. Inesquecíveis são suas interpretações de Lampião de gás, Moda da Pinga, Fiz a cama na varanda, entre tantas outras e, principalmente, Luar do Sertão, música que me remete à infância, quando minha mãe cantava, com voz melodiosa, a linda música composta por Catulo da Paixão Cearense (1863-1946), poeta, músico e compositor brasileiro e João Pernambuco.

Ouça: Luar do Sertão - http://www.youtube.com/watch?v=Rv6NHtDzlb8 
 
(Vídeo de Antônio Augusto dos Santos, Antônio Bocaiuva, antaugsan, Divinópolis, Bocaiuva, Minas Gerais. Fotos e imagens da Internet. Informações adicionais em www.joaovilarim.com.br e www.desmanipulador.blogspot.com.br Em 7/9/2013)

Um comentário:

  1. Como tenho uma veia folclorista também, lembro muito dela com estas músicas que citou. E também de minha mãe cantando-as. Bjs
    Ione

    ResponderExcluir