sexta-feira, 13 de março de 2015

Línguas & Tradução: Aprendizado e Vitamina C

Sempre gostei de ler, de descobrir letras, palavras novas; sempre gostei de línguas, gramática, dicionários e palavras cruzadas etc.  Assim, quando decidi montar meu perfil, com base no nosso alfabeto, o Quem sou eu, muitas palavras me vieram à mente, mas confesso que tive que procurar outras tantas, por exemplo, aquelas começadas com a letra “Q”. Nessa busca, deparei-me com palavras pouco usadas no nosso dia a dia e outras, desconhecidas mesmo. Como curiosa que sou, procurei o significado de algumas delas, para aprender um pouquinho mais da nossa língua tão rica e, para não esquecer, fui logo utilizando os novos termos.  

Sabe por quê? Porque  qualquer novo conteúdo aprendido funciona mais ou menos como a vitamina “C”. Vamos lá: se você fizer um suco de laranja e esquecê-lo no copo, a vitamina C, devido à sua instabilidade, evapora ao entrar em contato com o ar, certo? Da mesma forma, se você não utilizar logo o novo conteúdo aprendido, se não o aplicar na prática, se não o incorporar aos seus conhecimentos já sedimentados, ele logo desaparece da nossa memória de curto prazo.... Para fixá-lo na memória de longo prazo é preciso aplicá-lo em novas frases, associá-lo ao que já sabemos, criar novas sinapses e praticar e praticar e praticar.  Aí sim, o novo conhecimento fica retido e sempre estará disponível nos escaninhos da mente, para quando quisermos acessá-lo.
 
Afinal, nossa língua é linda, sonora, forte, rica de significados. Então, não se esqueçam desta singular equação: Novos Conhecimentos = Vitamina C.
Aposto que vocês nunca mais irão se esquecer de praticar e praticar e praticar... 

Um comentário: