quarta-feira, 18 de março de 2015

Arte & Cultura: Para sempre Elis (1945-1982)

Imagem: Catraca Livre
 Neste mês de maio de 2015 Elis Regina completaria 70 anos, mas confesso que eu não me lembraria disso se não fossem os vários blogs e pessoas falando do assunto. Na verdade, a lembrança marcante, para mim, é bem outra já que algumas datas ficam associadas a determinados lugares e fatos e, mesmo involuntariamente, nunca são esquecidas.
Ano: 1982.  Lugar: Roma.  Associação: Elis Regina.  

Mesmo sendo dia de seu 70º aniversário, para mim o que vem à mente é aquele dia, lá longe em janeiro de 1982. Era tarde e eu voltava do ICCROM, onde fazia o curso de especialização em Conservação de Bens Culturais. Quando cheguei à nossa casa romana (onde moravam Fernanda, Mariângela S. Castro e eu), perto da Basílica de São João de Latrão (San Giovanni in Laterano), vejo minha amiga Fernanda Freire chorando. Aos prantos, ela me olha e diz: —  Elis se foi... 
Não entendi. Quem? Como? Onde? Repita... A ficha demorou a cair. Mas era verdade... 36 anos, tão jovem, tão promissora, tão brilhante. A embaixada brasileira em Roma, no Palazzo Doria Pamphili, fez uma apresentação em homenagem à cantora ou algo do gênero. A memória começa a se apagar.

Aliás, sabíamos de tudo que ocorria na embaixada. Nosso amigo, o arquiteto Paulo Hatanaka, trabalhava lá e sempre que podíamos íamos visitá-lo e apreciar, nas áreas abertas ao público, diga-se de passagem, o belo edifício barroco, sede da embaixada brasileira. Em uma dessas ocasiões, outra colega, Léa, que desistiria da arquitetura para tornar-se cantora, fez sua homenagem à Elis. Em outra, lembro-me de ter visto figuras carimbadas como Carybé, Jorge Amado, Antonella Versace e respectivo entourage também por ali. Enfim, a embaixada era ponto de encontro de brasileiros e convidados e, nessa hora triste, todos foram para lá.

Hoje, falando de Elis é impossível esquecer-se de seu papel na nossa geração; sua graça, sua presença, seu riso fácil, seu sotaque, seu nariz arrebitado. Uma perda, uma judiação, como eu disse na época, depois de ter saído do choque. Dentre as várias homenagens, Luiz Nassif, em seu sempre admirável blog, nos brinda com uma série de vídeos únicos e inesquecíveis. 

Referências:
Site da cantora: http://www.elisregina.com.br/ 

2 comentários:

  1. Olá Tia!!! Adorei o blog! Linda homenagem à inesquecível Elis Regina....sem dúvida um exemplo para os atuais e futuros cantores e cantoras! Cantar na minha humilde concepção vem depois de sentir a música e vivenciá-la, mesmo que por breves minutos quando da sua execução, e isso Elis Regina sabia fazer como ninguém!!!! bjos da sua sobrinha Fernanda Alves

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernanda,
      Sua voz é linda, seu estilo único e sua paixão pela música é visível... Continue brilhando e apareça sempre. bjs
      Anita

      Excluir