Há alguns anos e no mundo todo, há uma discussão em curso sobre a
busca de melhor qualidade de vida nas cidades. Entre outras medidas, fala-se da
diminuição do uso do transporte individual, da melhoria do transporte público
de massa e também de outros modais, como o aumento de ciclovias, criando cidades
mais agradáveis, seguras, dinâmicas e com maior mobilidade urbana. As cidades
deveriam se tornar Cidades para Pessoas,
conforme prega Jan Ghel, no livro do mesmo nome, da editora Perspectiva;
deveriam ser mais “caminháveis”
(termo empregado por Jeff Speck em seu livro Walkable City, traduzido por mim e a ser lançado brevemente pela
mesma editora). Os dois livros narram casos de sucesso de melhoria da qualidade
e da mobilidade das cidades.
A construção e uso das ciclovias é sucesso no mundo todo; no
Brasil, é uma realidade em crescimento, inclusive em São Paulo, mas o
Ministério Público, após pedidos contrários às obras, decidiu vetar as obras de
construção de ciclovias na capital, decisão parcialmente aceita pela justiça.
Nessa sexta-feira, dia 27, está em marcha uma convocação para uma
grande bicicletada contra essa
decisão da justiça. Grupos de ciclistas, vinculados a associações do mundo
todo, consideram a decisão do MP retrógrada e inversão de valores. Gabriel di
Pierro, diretor geral da ONG Ciclocidade, que defende os direitos de ciclistas,
alega que, entre 2013 e 2014, foram realizadas mais de 170 reuniões públicas,
com a participação de ciclistas, para discussão da mobilidade. Afirma ainda que
a política de implantação de ciclovias vem sendo feita “de baixo pra cima,
respondendo a um anseio da população”.
Apoiados por vários grupos nacionais e internacionais, os
ciclistas integram e têm ainda o apoio do movimento Massa Crítica, originado em
1992 em São Francisco, Califórnia.
Durante o protesto, as palavras de ordem serão: 'cidade com mais amor e
menos motor'. Em jogo, o interesse para a
construção de uma cidade melhor para todos contra os interesses de certos
setores. A conferir.
Fotos: Blog Plural; http://www.uniaodeciclistas.org.br/artigos/ciclovias-lazer-reciclando/#more-1686 e CicloFaixaSP
Não entendi este retrocesso do planejamento em S.Paulo. Que coisa mais absurda! Não querem melhorar a qualidade de vida?
ResponderExcluirOlá,
ResponderExcluirObrigada pela visita, mas se você não deixar seu nome, não sei de quem se trata. Quanto às ciclovias, não é planejamento da prefeitura; houve um pedido do Ministério Público para interrupção da construção de novas ciclovias; no, entanto, no mesmo dia 27 de março, foi derrubada essa liminar. A decisão foi divulgada justamente n durante a marcha dos ciclistas pela Av. Paulista. Veja mais informações no link abaixo: http://www.conjur.com.br/2015-mar-27/presidente-tj-sp-decide-liberar-obras-ciclovia-sao-paulo Volte sempre.
Anita