sexta-feira, 27 de março de 2015

Paisagem construída: Ciclovias e Mobilidade

Há alguns anos e no mundo todo, há uma discussão em curso sobre a busca de melhor qualidade de vida nas cidades. Entre outras medidas, fala-se da diminuição do uso do transporte individual, da melhoria do transporte público de massa e também de outros modais, como o aumento de ciclovias, criando cidades mais agradáveis, seguras, dinâmicas e com maior mobilidade urbana. As cidades deveriam se tornar Cidades para Pessoas, conforme prega Jan Ghel, no livro do mesmo nome, da editora Perspectiva; deveriam ser mais “caminháveis” (termo empregado por Jeff Speck em seu livro Walkable City, traduzido por mim e a ser lançado brevemente pela mesma editora). Os dois livros narram casos de sucesso de melhoria da qualidade e da mobilidade das cidades.
A construção e uso das ciclovias é sucesso no mundo todo; no Brasil, é uma realidade em crescimento, inclusive em São Paulo, mas o Ministério Público, após pedidos contrários às obras, decidiu vetar as obras de construção de ciclovias na capital, decisão parcialmente aceita pela justiça.
Nessa sexta-feira, dia 27, está em marcha uma convocação para uma grande bicicletada contra essa decisão da justiça. Grupos de ciclistas, vinculados a associações do mundo todo, consideram a decisão do MP retrógrada e inversão de valores. Gabriel di Pierro, diretor geral da ONG Ciclocidade, que defende os direitos de ciclistas, alega que, entre 2013 e 2014, foram realizadas mais de 170 reuniões públicas, com a participação de ciclistas, para discussão da mobilidade. Afirma ainda que a política de implantação de ciclovias vem sendo feita “de baixo pra cima, respondendo a um anseio da população”. 
Apoiados por vários grupos nacionais e internacionais, os ciclistas integram e têm ainda o apoio do movimento Massa Crítica, originado em 1992 em São Francisco, Califórnia.  Durante o protesto, as palavras de ordem serão: 'cidade com mais amor e menos motor'.  Em jogo, o interesse para a construção de uma cidade melhor para todos contra os interesses de certos setores. A conferir.
Fotos: Blog Plural; http://www.uniaodeciclistas.org.br/artigos/ciclovias-lazer-reciclando/#more-1686 e CicloFaixaSP 
  



2 comentários:

  1. Não entendi este retrocesso do planejamento em S.Paulo. Que coisa mais absurda! Não querem melhorar a qualidade de vida?

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  2. Olá,
    Obrigada pela visita, mas se você não deixar seu nome, não sei de quem se trata. Quanto às ciclovias, não é planejamento da prefeitura; houve um pedido do Ministério Público para interrupção da construção de novas ciclovias; no, entanto, no mesmo dia 27 de março, foi derrubada essa liminar. A decisão foi divulgada justamente n durante a marcha dos ciclistas pela Av. Paulista. Veja mais informações no link abaixo: http://www.conjur.com.br/2015-mar-27/presidente-tj-sp-decide-liberar-obras-ciclovia-sao-paulo Volte sempre.
    Anita

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