quinta-feira, 25 de junho de 2015

Memória, Vida & Literatura: Luta Silenciosa

             O universo masculino é o das certezas, do concreto e do objetivo.
O universo feminino, o das incertezas, do abstrato, do subjetivo.
Quando mulheres se encontram falam de suas emoções.
Compartilhar dúvidas é um aspecto de maturidade...
É positivo, saudável, faz crescer...”
- Regina Di Marco, mulher, filha, irmã, mãe e jornalista.   

Anas, Antonias, Carmens, Márcias, Marias, Reginas, Suelis... 
Muitos nomes, os mesmos papéis. Mulheres que, há cerca de 20 anos, foram convidadas a fazer um relato de suas dificuldades e desafios para conciliar casamento, maternidade e vida profissional. O resultado foi o livro Luta Silenciosa, de Regina Di Marco, publicado pela Editora Saber (1995), reunindo mais de 100 depoimentos, narrando dores, alegrias, culpa, alívio, desespero, depressão, prazer, uma miríade de sentimentos entrecruzados e contraditórios
Fiz parte dessas dezenas de personagens reais que compartilharam com a autora aqueles momentos de suas vidas, os desafios e formas de enfrentamento daquela fase difícil e bem conhecida por todas as mulheres-mães-profissionais.  
Silenciosamente, a jornalista Regina Di Marco, sentindo na pele as dificuldades e tropeços daquele período pós-maternidade, quis indagar se outras mulheres na mesma situação lidavam com sentimentos similares. Após noites mal dormidas, lágrimas, alegrias, risos e muito trabalho, nascia um livro, uma luz, uma descoberta feliz, uma retomada confiante de si mesmo e de suas possibilidades. Um salto corajoso e admirável de uma jovem leoa que mudou para enfrentar a mudança de papeis.  
A questão, há tempos vivenciada e sentida por mulheres, no mundo todo, vem ganhando destaque nos últimos anos com grande número de livros, pesquisas, debates, relatos de psicólogos, grupos de estudo, livros de autoajuda, seminários sobre a questão do feminino e um sem número de espaços virtuais dedicados à mulher-mãe-profissional. Felizmente hoje, a tecnologia permite levantar, analisar e divulgar dados com mais rapidez, precisão e alcance, mas a tríplice situação da mulher, seus impasses, dúvidas e sentimentos ainda persistem. 
Mas, no final das contas, somos mulheres, somos muitas, somos múltiplas e, por isso mesmo, vencedoras.   
 
Capa do livro Luta Silenciosa    

 
A autora.  
Fonte: www.rmpress.com.br     

Nenhum comentário:

Postar um comentário