quarta-feira, 24 de junho de 2015

Paisagem Construída: Bikes vs Cars

Ciclistas aguardando o verde. [Shutterstock] https://www.euractiv.com/section/health

Bikes vs. Cars  é o novo filme do diretor sueco Frendik Gertten mostrando que, no mundo todo, as pessoas usam a bicicleta como uma ferramenta para fazer a diferença, diminuir o estresse cotidiano e transformar as cidades em locais mais humanos, agradáveis e sustentáveis.  
O filme estreou no Brasil, em 13 de junho, com exibição gratuita no Parque Ibirapuera, em São Paulo. No dia também houve programação cultural ligada à cultura da bicicleta. A seguir, o documentário segue para outras nove cidades brasileiras. 
São Paulo foi a primeira a receber o filme pelo fato de o documentário ter sido gravado entre 2012 e 2014 e registrado a eleição do prefeito Fernando Haddad (PT) e o início das transformações da capital, no tocante ao incentivo da cultura ciclística e à construção de ciclovias. 
Outras cidades retratadas são: Los Angeles (EUA), Toronto (Canadá) e Copenhague (Dinamarca), referência internacional em mobilidade por bicicleta. Raquel Rolnik, arquiteta e urbanista brasileira, e a jornalista e repórter do Vá de Bike Aline Cavalcante também dão seus depoimentos.  



(...) visitei Malmö, Estocolmo e Lund, na Suécia, e Copenhague, na Dinamarca. São cidades onde a cultura da bicicleta é uma realidade, onde a infraestrutura respeita a dinâmica de um veículo humano. Nesses lugares, a lógica do pedestre e do ciclista é impressionante. Ruas seguras, ótimas calçadas, transporte público eficiente etc. Pedalei bastante e voltei com a sensação de que ainda temos um caminho longo e árduo por aqui.  
- Aline Cavalcante.  
 Ver matéria completa no Vá de Bike:

Referências:
Bikes vs Cars: bikes-vs-cars.com/thefilm 


Nenhum comentário:

Postar um comentário