domingo, 20 de março de 2016

Paisagem Construída | Ciclovias com mais tecnologia


Prioridade para os ciclistas: estacionamento em Amsterdã

 Em uma comparação com outros com o mesmo nível de desenvolvimento, a Holanda é o pais que mais utiliza a bicicleta. Segundo pesquisas, ¼ dos trajetos do país é feito sobre duas rodas. São 35 mil km de ciclovias naquele país de pequenas dimensões, convenhamos, mas é muita ciclovia.
E a tecnologia vem sendo aplicada, cada vez mais, a esses caminhos. Há ciclovias testando piso aquecido (na cidade de Wageningen), nos trechos mais perigosos o que deixa o caminho com temperatura de 5ºC – suficiente para evitar a formação de gelo e prevenindo derrapagens no gelo escorregadio e quedas de ciclistas. Além disso, com o aquecimento do piso evita-se o uso excessivo de sal, que é nocivo ao meio ambiente, para impedir o congelamento das ruas.
País considerado paraíso dos ciclistas, outras novidades são testadas na Holanda: além da quantidade de bicicletários e estacionamentos já existentes, das faixas e semáforos exclusivos para ciclistas, prevê-se a implantação de uma onda verde para ciclistas (em Utrecht) com a instalação de luzinhas LED no piso da ciclovia; ciclovias solares) para captação de energia solar, constituída de placas fotovoltaicas recobertas por uma camada antiderrapante (Krommenie), ou ainda que brilham à noite (Eindhoven ).
Como eu disse, as magrelas vieram para ficar. Alguém duvida?

Referências: 

Um comentário:

  1. E para derrubar tambem.kkk Nao duvido nao ,amiga. É tudo de bom! bjs

    ResponderExcluir