Prioridade para os ciclistas: estacionamento em Amsterdã |
Em
uma comparação com outros com o mesmo nível de desenvolvimento, a Holanda é o
pais que mais utiliza a bicicleta. Segundo pesquisas, ¼ dos trajetos do país é
feito sobre duas rodas. São 35 mil km de ciclovias naquele país de pequenas
dimensões, convenhamos, mas é muita ciclovia.
E
a tecnologia vem sendo aplicada, cada vez mais, a esses caminhos. Há ciclovias
testando piso aquecido (na cidade de Wageningen),
nos trechos mais perigosos o que deixa o caminho com temperatura de 5ºC –
suficiente para evitar a formação de gelo e prevenindo derrapagens no gelo
escorregadio e quedas de ciclistas. Além disso, com o aquecimento do piso
evita-se o uso excessivo de sal, que é nocivo ao meio ambiente, para impedir o congelamento das ruas.
País considerado paraíso dos ciclistas, outras novidades são testadas na Holanda: além da
quantidade de bicicletários e estacionamentos já existentes, das faixas e
semáforos exclusivos para ciclistas, prevê-se a implantação de uma onda verde
para ciclistas (em Utrecht) com a instalação de luzinhas LED no piso da
ciclovia; ciclovias solares) para
captação de energia solar, constituída de placas fotovoltaicas recobertas por
uma camada antiderrapante (Krommenie),
ou ainda que brilham à noite (Eindhoven ).
Como
eu disse, as magrelas vieram para ficar. Alguém duvida?
Referências:
http://www.diariodocentrodomundo.com.br/a-cidade-holandesa-que-esta-aquecendo-as-ciclovias-para-se-pedalar-no-inverno/
http://www.dw.com/pt/cidade-holandesa-testa-ciclovia-aquecida/a-18987568
http://www.dw.com/pt/cidade-holandesa-testa-ciclovia-aquecida/a-18987568
E para derrubar tambem.kkk Nao duvido nao ,amiga. É tudo de bom! bjs
ResponderExcluir