sábado, 27 de junho de 2015

Reflexão: Mensagem do yoga

 O yoga tem uma mensagem completa para a humanidade. Tem uma mensagem para o corpo, uma para a mente e uma para a alma humana.  
- Swami Kuvalaynanda* (1883-1966) 

*Após terminar seus estudos e influenciado por Sri Aurobindo, Swami Kuvalayananda, nascido Jagannatha Ganesa Gune, viajou por toda a Índia e ao perceber a importância da educação, tornou-se educador. 
Em 1924, fundou o pioneiro Kaivalyadhama Yoga Institute, perto de Puna e Mumbai (antiga Bombaim), para realização de pesquisas científicas sobre os efeitos terapêuticos das práticas de yoga, que curavam o corpo e o espírito. Mahatma Gandhi, Pandit Jawaharlal Nehru e Indira Gandhi, entre outros, foram buscar e receberam tratamento sob sua supervisão.
Na mesma época, começou a publicar a revista Yoga-Mimansa (mimansa, termo sânscrito que significa pesquisa, investigação), apresentando os resultados de seu trabalho sobre as técnicas do yoga - asanas, bandhas, pranayamas, etc - e sua ação no corpo e na mente. Seu objetivo era difundir e repassar adiante a autêntica tradição, que ele mesmo havia recebido de seu mestre, Paramahamsa Madhavadas Maharaj (1798-1921). 
Suas pesquisas foram reconhecidas, atualizaram a terapia do yoga à luz de pesquisas científicas e despertaram interesse no ocidente. Assim, o Instituto recebeu pesquisadores de várias universidades dos Estados Unidos, como Yale, Colúmbia, Califórnia e Michigan. As pesquisas e colaborações continuam até hoje. Em 1950 fundou o Yoga College, com o objetivo de formar professores, vindos do mundo todo, muitos do Brasil. 
Nossa gratidão a ele, como a tantos outros mestres dessa ciência maravilhosa.  
 
Swami Kyvalayananda. 

Um comentário: