quinta-feira, 11 de junho de 2015

Vida & Yoga: Pequeno mapa p/ o caminho espiritual

Por Carlos Sá*  
Em seu ultimo livro, A BUSCA PELO BEM-ESTAR – Usando seus oito poderes, da Editora BRAHMA KUMARIS, Anthony Strano, nos mostra como o caminho espiritual pode ser algo prático e ao nosso alcance, desde que tenhamos persistência para segui-lo e decisão para vencer os obstáculos. Ele nos ensina que “o poder tem inúmeros aspectos, todos entrelaçados como os fios de uma tapeçaria. Não podemos separar um dos outros, porque a tapeçaria como um todo depende de cada fio usado, de maneira certa, no lugar certo”.
O primeiro passo é a INTROSPECÇÃO, um mergulho que fazemos algumas vezes durante o dia, buscando através da quietude, nos encher de confiança e senso de direção. O segundo é o DISCERNIMENTO, que é a capacidade de nos distanciar de nós mesmos, de uma situação e da influência dos outros para ter uma visão clara e escolher a melhor maneira de agir.  
Afresco de São Fancisco em Subiaco, Itália, símbolo de tolerância, compaixão e humildade.  

O terceiro é a TOMADA DE DECISÃO, ou seja, nunca ter medo de assumir a responsabilidade e não ficar apenas reclamando, mas procurar mudar as coisas que estão retardando nossa evolução. Para isso, temos que contar com o quarto poder que é a CORAGEM. Como foi dito acima, na tapeçaria de nossas vidas tudo está entrelaçado.  
O quinto poder é o DESPRENDIMENTO, que ele define como a percepção de que nada, nem ninguém, podem perturbar nossa paz de espírito, exceto nós mesmos. O sexto é a TOLERÂNCIA que é a capacidade de respeitar e aceitar a diferença. 
Já a ADAPTAÇÃO, o sétimo poder, significa desprender-se das mágoas, antipatias e preconceitos passados até que desapareçam por completo sem deixar vestígio algum. E, finalmente, temos a COOPERAÇÃO que é uma das características mais evidentes da natureza, sem ela nada pode funcionar plenamente.
Esse livro traça um pequeno mapa que, se bem utilizado, nos levará ao tesouro mais fundamental para todas as pessoas: o autoconhecimento. 
Uma boa dica de leitura. E além de ler, deve-se praticar, praticar, praticar e continuar praticando.  

*Texto enviado pelo amigo Carlos Sá, colaborador do jornal da  Cidade Eclética, na cidade de Santo Antônio do Descoberto, em Goiás, a 45 km de Brasília e 172 de Goiânia. Email: carlitos.way@uol.com.br  
Referências:

Um comentário:

  1. Que texto incrível! Como somos imperfeitos, não? Preciso colar isto em um lugar bem visível!!! bjs

    ResponderExcluir