domingo, 15 de março de 2015

Vida & Yoga: Professor Hermógenes

Professor Hermógenes ( 1921—2015)
Na última sexta-feira, dia 13 de março, faleceu o professor Hermógenes, referência para o ioga no Brasil. Depois de Shotaro Shimada, outra referência na área, a perda do professor Hermógenes nos deixa tristes. No entanto, essa tristeza não pode empanar o sentimento de gratidão por essa figura que ajudou a popularizar o ioga no Brasil, que traduziu essa prática milenar em pauta cotidiana e ajudou a beneficiar outros milhares pela leitura de seus livros, mais de 30 publicados, ao longo de sua vida. Dentre eles, destaco Ioga para Nervosos, Autoperfeição com Hatha-ioga, revolucionário para a época, 1960 (época em que conheceu outro pioneiro, Caio Miranda), Mergulho na Paz, Ioga para a Terceira Idade, Setas para o Caminho de Volta e o maravilhoso O Essencial da Vida. 

Conheceu o ioga, após contrair uma tuberculose. Acidentalmente, enquanto estava em tratamento, caiu-lhe nas mãos um livro de Hatha Ioga (Ioga and Sports, de Elizabeth Haich e Selvarajan Yesudian), explicando e falando dos benefícios das posturas para a saúde física e espiritual.  A partir daí, começou a praticar e nunca mais parou. Buscador, conheceu Yogananda com o livro Autobiografia de um yogue contemporâneo e acabou sendo iniciado na técnica de Kriya Ioga.  Montou sua academia em 1962, no Rio de Janeiro. De lá pra cá treinou, instruiu e orientou centenas de alunos e professores.   
Manso, humilde, simples, natural, professor Hermógenes chamava a atenção contra a tal “normose”, a doença que afeta grande parte das pessoas que querem se encaixar em determinados padrões. Ele dizia “Deus me livre de ser normal”... E durante sua vida, ia aplicando todos os ensinamentos do ioga, em especial a aceitação, a entrega, a devoção – Ishvara Pranidhana -, quando sua esposa Maria foi atropelada na Índia, ficou com sequelas por anos, morrendo oito anos depois, em consequência daquele acidente. Questionado, ele dizia: procuro sempre aplicar a frase de Sai Baba, sobretudo em momentos difíceis:  "entrego, confio, aceito e agradeço". Ele praticava o verdadeiro ioga, na teoria e na prática, nas atitudes comezinhas, na aplicação dos ensinamentos no dia a dia. 

A ele, só temos a agradecer seu conhecimento, sua generosidade em compartilhá-lo, sua mansidão, sua coerência e seu exemplo de uma vida dedicada à prática e à transmissão dos ensinamentos dessa linda ciência que é o ioga. 
Imagens:  Divulgação http://www.hermogenesyoga.com.br/index.php 






Foto de um encontro inesquecível, em um singelo seminário, na cidade de Cambuquira – MG, 2002.

Um comentário: